Livro Grátis - Buscando conhecer os caminhos do senhor - Pastor Marcio Junior

Livro Grátis – Buscando conhecer os caminhos do senhor

Roteiro para vídeos de igrejas
Roteiro para vídeos da Igreja
19 de abril de 2020
E-book Um chamado Ao Arrependimento
Livro Grátis – Um chamado ao Arrependimento
9 de maio de 2020

Livro Grátis – Buscando conhecer os caminhos do senhor

Ebook-o Buscando Conhecer os caminhos do Senhor

Uma reflexão sobre o Salmo 25

Clique no link para download do E-book Buscando conhecer os Caminhos do Senhor.

Ebook-o Buscando Conhecer os caminhos do Senhor

Este E-book fala um pouco sobre os Caminhos do Senhor usando o salmo 25 como base.

Os Sl 25 e Sl 34 formam um par. Ambos são arranjados em acróstico, com duas irregularidades idênticas e, embora um consista de uma oração extremamente pessoal e o outro seja um louvor público, ambos são litúrgicos e contêm muitos pensamentos semelhantes.

O poema expressa uma alternação da fervorosa petição e sóbria meditação, o que geralmente caracteriza a alma que espera no Senhor. Há três disposições nessa oração, mas estão intimamente ligadas.

UM APELO POR ORIENTAÇÃO (1-7)

Trata-se de uma oração em si mesma, mas seus temas são tratados mais vigorosamente nos versículos seguintes; por exemplo, no que tange à oração pela vindicação de seus inimigos (2-3), cfr. vers. 19-21; no que tange à expressão de sua necessidade de instrução e orientação por parte do Senhor (4-5), cfr. vers. 8-10 e 12; seu arrependimento (6-7) é trazido novamente à luz no vers. 11; e seu voto de confiança em Deus (1) é repetido no vers. 15.

As palavras iniciais estabelecem um tom de ansiedade (cfr. Sl 86.4). A tenacidade da fé do salmista é indicada pela maneira com que a petição que Deus o ajude venha a silenciar as zombarias de seus inimigos (2) e é imediatamente seguida pela afirmação: “Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado” (vers. 3). Não obstante, a fé busca sustento no conhecimento da vontade de Deus, pelo que a principal expansão de pensamento ocorre no vers. 4-o apelo em busca de orientação a toda verdade de Deus se baseia na lealdade sincera e completa a Ele (cfr. Êx 33.13; Sl 86.11; Jo 14.6). Tal possibilidade necessita de salvaguarda; o desvendamento do caminho da verdade lança ainda em maior proeminência as sombras dos pecados passados, o que apenas intensificaria sua presente opressão. Disso resulta o apelo que se segue, que a luz da bondade divina venha a iluminar mais brilhantemente suas memórias sobre as misericórdias e bondades do Senhor (6). Essa é a base do grito partido do coração a Deus, do vers. 1; não o mérito do homem mas a bondade de Deus, conforme revelada em Suas anteriores relações com os homens (6-7).

F. Davidson

Este salmo, a súplica de um individuo, emprega as letras do alfabeto hebraico por estrutura. É difícil reconhecer aqui a ordem lógica do pensamento por causa da necessidade de começar cada versículo com a subsequente letra do alfabeto. Só temos três lugares em nosso presente texto (vs. 2, 5 18) onde o acróstico é interrompido. O estilo é simples, direto, em forma de oração e humilde.

1-7. Uma Oração por Proteção.

A ti, Senhor. A base desta petição por proteção é a simples confiança do salmista em Deus. Embora seus inimigos não tenham triunfado sobre ele. são uma constante ameaça. Ele apela para a misericórdia e bondade de Deus, que se revelaram na história.

8-10. Uma Meditação sobre o Caráter de Deus.

Bom e reto é o Senhor. Essas e outras características divinas podem ser percebidas de Sua ação na história. Por causa de Sua justiça, bondade e verdade, Ele guiará nos Caminhos do Senhor e ensinará os homens a andarem por esses mesmos caminhos.

11-14. Uma Meditação sobre o Relacionamento do Homem para com Deus.

A intimidade do Senhor. Após uma pequena oração pedindo perdão, o salmista medita sobre o segredo do relacionamento adequado do homem para com Deus. Isto ele descobre ser o temor do Senhor – esse relacionamento reverente e confiante tão frequentemente mencionado nos Provérbios. Os Caminhos do Senhor as vezes são misteriosos, mas devemos buscar conhecer sua vontade para nossa vida.

15-22. Uma Oração por Livramento.

Volta-te para mim. Usando verbos pitorescos (tirar, voltar-se, aliviar, perdoar, considerar, guardar, preservar), o escritor ora pedindo que Deus o livre. Uma conclusão adequada para o salmo se encontra na visão ampliada do versículo 22, onde pede-se a Deus que redima a nação e também aquele que ora. Se este versículo for tomado como parte integrante do salmo original, ele forma o clímax do pensamento. Se, contudo, for tornado como adição, serve para adaptar o salmo para uso corporativo.

Moody

Você vai gostar do E-book O Supremo bom Pastor

Siga-me nas redes sociais:



1 Comentário

  1. […] Baixe também o e-book Buscando conhecer os caminhos do Senhor […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *