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1. OS SONHOS DE JOSÉ DO EGITO (#Gn 37.2-11). Uma túnica de várias cores (3). Os tradutores fizeram um equívoco aqui, por causa do uso da Septuaginta. Apropriadamente trata-se de uma “túnica de extremidades”, isto é, uma túnica que quanto ao comprimento atingia até os pés e possuía mangas compridas que passavam das mãos. A túnica costumeira era sem mangas, e descia somente até os joelhos. O presente da túnica era uma marca de distinção, mas o que Jacó tenciona exatamente com tal presente é difícil de dizer. Ele não podia querer dar os plenos direitos de primogênito a José, pois esses ele concedeu a Judá (ver #Gn 49.8-12). Alguma explicação pode ser encontrada no fato que José era o primogênito de sua esposa favorita, Raquel. Ver também a significação de #Gn 48.5, e ver 49.8 nota.
>Gn-37.5 Sonhou… José um sonho (5). Os dois sonhos aqui registrados tiveram ambos seus cumprimentos respectivos nos acontecimentos subseqüentes. Note-se a importância essencial dos sonhos na carreira de José.
>Gn-37.12 2. O CONLUIO CONTRA JOSÉ (#Gn 37.12-22). Vê como estão teus irmãos (14). Observe-se o motivo da ansiedade de Jacó: os irmãos e os rebanhos estavam “em Siquém” (12), um lugar onde seu nome ficou a “cheirar mal entre os moradores” daquela terra (#Gn 34.30). Numa destas covas (20). Eram cisternas artificialmente preparadas, usualmente consistindo de uma grande perfuração na terra, mas com apenas uma estreita abertura. Em muitas partes das redondezas a água ficava justamente abaixo da superfície da terra, e aquelas “cisternas” arredondadas continham um bom suprimento pronto para dar de beber aos rebanhos. Rúben (21).
Havia uma tendência de generosidade em Rúben, e não há motivo para duvidarmos da sinceridade de seus motivos.
>Gn-37.23 3. JOSÉ VENDIDO COMO ESCRAVO (#Gn 37.23-36). De Gileade… ao Egito (25). Um exame no mapa mostrará que caminho Canaã era para os cameleiros. Judá disse (26). O curso da narrativa e os motivos de Rúben e Judá são perfeitamente auto-esclarecedores. A análise crítica, que divide este relato em duas narrativas discordantes, assim inventando dificuldades, é completamente improvável. Midianitas… ismaelitas (28).Esses negociantes são chamados em nossa versão de midianiatas e ismaelitas. Mas a palavra traduzida também como midianitas, no versículo 36, no original é outra palavra, diferente das que são usadas no versículo 28. Todos esses três grupos, pois, descendiam de Abraão, e parecem ter tido a mesma ocupação. É possível que houvesse homens de todas as três famílias naquela caravana comercial. Alguns eruditos interpretam esses versículos como que dando a entender que os irmãos venderam José aos ismaelitas, que o venderam por sua vez aos midianitas, os quais, então, venderam-no a Potifar. Tornando pois Rúben à cova (29). Observe-se que Rúben estava ausente quando José foi vendido. Vinte moedas de prata (28). Conf. #Lv 27.5; #Êx 21.32.
F. Davidson
Moody
Creio que você vai gostar também do E-book Apresentando ao Senhor Nossos Questionamentos
Até a próxima! Que Deus te abençoe.
4 Comments
Um site a serviço do Reino de Deus. Parabéns pela qualidade dos materiais disponibilizados !!!
Obrigado Sandro. Deus te abençoe.
Interessante ver esses detalhes da vida de José. Obrigado pelo E-book.
Por nada Pedro. Deus te abençoe.