5 poderosas dicas para pregar melhor - Pastor Marcio Junior

5 poderosas dicas para pregar melhor

3 Jovens na fornalha Livro grátis Enfrentando as fornalhas da vida
Livro Grátis Enfrentando as fornalhas da vida – Jovens na fornalha
12 de setembro de 2020
Profeta Daniel - Livro Grátis
Profeta Daniel – Livro Grátis – Socorro em tempos de Crise
19 de setembro de 2020

5 poderosas dicas para pregar melhor

5 poderosas dicas para pregar

pregador

A preparação da pregação envolve suor e trabalho do pregador, com as dicas para pregar que dispomos nesse artigo espero ajudar você a ser um obreiro(a) melhor.

Às vezes pode ser extremamente difícil transformar todo o material que você encontra nas escrituras em uma mensagem prática e aplicável na vida das pessoas que ouviram a pregação. Ainda mais se é um pregador iniciante.

É como um oleiro que faz uma figura de barro ou como um ferreiro que faz uma ferradura para um cavalo, você tem que colocar o material no fogo e na bigorna, aqueça-o novamente e bata várias vezes com o martelo.

Nem sempre a mensagem fica como esperávamos, então você repete o processo novamente até estar satisfeito ou não conseguir mais fazê-lo melhor.

Esta é a parte mais dolorosa na preparação de um pregação, mas, ao mesmo tempo, é uma ocupação fascinantes e gloriosa.
Sendo assim, desejo mostrar 5 poderosas dicas para pregar melhor assim, você conseguirá se sair melhor numa pregação, para glória de Deus.

1. Inicie como uma abordagem correta, espiritualidade

Antes de iniciar a preparação da pregação, é necessário que entendamos que a pregação eficaz começa com a correta preparação espiritual do pregador.

O pregador não pode interpretar corretamente um texto ou expor apaixonadamente a verdade sem antes preparar seu próprio coração.

Assim, o pregador não deve apenas gastar tempo preparando a mensagem, mas também se preparando espiritualmente através da oração e jejum. Essa foi a primeira das 5 dicas para pregar, cuide da sua espiritualidade.

Aprenda a pregar

2. Escolher o texto

Ao falar de texto, nos referimos à “porção ou passagem das Escrituras, curta ou longa, na qual o pregação deve se basear”.

O texto é a base bíblica da mensagem, o material indispensável da pregação, não se pode montar uma pregação a menos que seja baseado no texto bíblico.

Por outro lado, se o pregador decide fazer uma apresentação temática, é necessário escolher um tópico ou um problema e, em seguida, procurar nos livros da Bíblia a passagem ou passagens relacionadas ao assunto sobre o qual se deseja pregar.

Sei que alguns não concordam com esse procedimento, pensando que, se escolherem um assunto antes de irem para a Bíblia, não serão fiéis expositores da mensagem divina mas isso não é verdade, sermões temáticos podem e devem ser profundamente bíblicos.

Logo, a coisa errada é não incluir a bíblia na mensagem ou fazê-lo de forma tendenciosa. Já os sermões expositivos nascem da necessidade de explicar exaustivamente o texto sagrado, diferente do temático.

3. Encontre a ideia central do texto

A “ideia central do texto” é referida por alguns como “ideia exegética”, “a essência do texto”, ou “proposição central do texto”

Também é definido como “uma frase curta, com dezesseis a dezoito palavras, no máximo, capaz de traduzir a mensagem como uma expressão exata do que o texto original contém”.
A “ideia central do texto ” é composta por dois elementos:

  • Tema: nesse caso o sujeito lança a pergunta “ do que você está falando?”
  •  Complemento: nesse caso o sujeito lança a pergunta “o que está sendo dito sobre isso?”

4. Especifique a ideia central do pregação

A “ideia central do pregação” é a declaração ou frase bússola em torno da qual o pregação é delineada e desenvolvida.

Logo, ela deve refletir a ideia central do texto e, portanto, tornar-se o tema principal da mensagem o pregador J. H. Jowett afirma que:

“nenhum pregação está pronta para ser pregado, nem mesmo para ser escrita, até que possa expressar seu assunto em uma frase curta, eloquente e clara como cristal”.

J. H. Jowett

Tendo verificado o pensamento-chave do argumento do autor bíblico, o expositor agora compõe uma frase integral que reflete o tema ou a ideia principal do texto, como o expositor pretende dar.

 A “ideia central do pregação” é a contextualização da mensagem de texto bíblica de forma que seja relevante para o

Banner Aprenda a pregar

5. Internalizar o pregação

Internalize seu discurso em vez de memorizá-lo e tente de todas as formas possíveis trazerem a menor quantidade de erros para o púlpito. De todas as dicas para pregar essa é a mais divertida na minha opinião, é muito comum novos pontos interessantes surgirem enquanto internaliza uma mensagem.

Para internalizar o pregação, é necessário ensaiar. Isso ajuda a diminuir a ansiedade e o nervosismo caso seja um pregador iniciante.

O ensaio irá melhorar o seu estilo. Por outro lado, ensaiar ajuda a medir seu próprio nível de humor e energia, também dá uma noção do tempo necessário, administrar o tempo da pregação é muito importante.

Gostou dessa dicas de como pregar ? O que você achou? Deixe seu comentário!

Pr. Márcio Júnior

Siga-me nas redes sociais:



1 Comentário

  1. Matoso disse:

    Muito boa as informações e as explicações do passo a passo para uma pregação melhor. São dicas como essas que enriquece mais o conhecimento na hora de preparar um sermão bíblico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *