Jesus Chorou - Pastor Marcio Junior - A humanidade de Cristo

Jesus Chorou

Identidade visual para igreja
A importância da identidade visual para Igrejas
3 de setembro de 2019
comunicação na Igreja
5 passos para melhorar a comunicação na Igreja
5 de setembro de 2019

Jesus Chorou

Jesus Chorou

João 11:35

Há três textos que falam que Jesus chorou. O primeiro encontramos em Lucas 19,41-44, quando da lamentação sobre Jerusalém:

Lucas 19:41 E, como estivesse perto, viu a cidade e chorou sobre ela, dizendo: “Ah! se tu conhecesses também, ao menos neste teu dia, o que à tua paz pertence! Mas agora isto está encoberto aos teus olhos. porque dias virão sobre ti, em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te estreitarão de todos os lados; E te derrubarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, pois que não conheceste o tempo da tua visitação.”

Jesus gostaria que a cidade de Jerusalém conhecesse a paz, lembrada em Isaías 11,6, mas Jerusalém não está pronta para acolhê-lo. A tradição diz que o local onde Jesus chorou foi no Monte das Oliveiras e hoje há uma igreja conhecida com a expressão latina “dominus flevit- O Senhor Chorou ” que recorda o choro do Senhor.

Hebreu 5:7 Durante a sua vida aqui na terra, Cristo, em voz alta e com lágrimas, fez orações e súplicas a Deus, que o podia salvar da morte. E as suas orações foram atendidas porque ele era dedicado a Deus.

João 11:35 na narração da ressurreição de Lázaro. Quando ele vê o lugar onde colocaram Lázaro morto, diz João, “ele chorou”.

A palavra grega Ιησους Iesous de origem hebraica ישוע significa:

Jesus = “Jeová é salvação”

,Segundo o dicionário Strong:

  1.  Jesus, o filho de Deus, Salvador da humanidade, Deus encarnado
  2.  Jesus Barrabás era o ladrão cativo que o judeus pediram a Pilatos para libertar no lugar de Cristo
  3.  Jesus [Josué] era o famoso capitão dos israelitas, sucessor de Moisés (At 7.45; Hb 4.8)
  4. 4) Jesus [Josué], filho de Eliézer, um dos ancestrais de Cristo (Lc 3.29)
  5. 5) Jesus, de sobrenome Justo, um cristão judeu, cooperador de Paulo na pregação do evangelho (Cl 4.11)

A palavra grega δακρυω dakruo

1) chorar, derramar lágrimas

A Palavra grega εμβριμαομαι embrimaomai
brimaomai (falar de modo bravo); v
1) encarregar com séria admoestação, instruir com rigor, criticar duramente

Maria e Marta são muito diferentes entre si. Marta parece ser mais racional e indagadora. Maria, por sua vez, tem uma personalidade mais contemplativa. 

Alguém poderia achar Maria mais “espiritual” do que Marta, mas nossas características naturais de nada servem para Deus. Elas são qualidades que foram contaminadas pelo pecado.

Mesmo assim Deus respeita essa diversidade e é capaz de atender a cada um conforme as suas particularidades. Repare que tanto Marta quanto Maria vão se encontrar com o Senhor dizendo a mesma coisa:”Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido”. 

Para a racional Marta o Senhor explica que ele é a ressurreição e a vida, que quem vive e crê nele não morrerá eternamente, e ainda a desafia com uma pergunta: “Crês tu isso?”. Marta responde que sim, que crê que ele é o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. E corre chamar Maria, dizendo: “O Mestre está aqui e te chama”.


Ao se encontrar com Marta, Jesus fala. Ao se encontrar com Maria, ele perde a fala. Quando Jesus vê Maria chorar, a versão em português diz que ele “moveu-se muito em espírito e perturbou-se”. A palavra grega traduzida aqui como “perturbou-se” é a mesma que em Marcos 14:5 é traduzida como “bramavam contra ela”. 

Lá as pessoas se indignaram com o aparente desperdício de perfume que a mulher derramou sobre a cabeça de Jesus. Aqui, diante do túmulo de Lázaro, Jesus fica indignado com o desperdício da vida. Por isso ele chora. Os judeus o veem chorar e comentam: “Vejam como ele amava Lázaro”. Mas por que ele choraria por Lázaro se sabia que minutos depois iria transformar o funeral em festa?

Jesus chora por causa do estrago que o pecado e a morte causaram na criação. Ele chora por mim; ele chora por você; ele chora por nossa dor, nossa aflição e pela saudade que a morte traz. Um pouco antes era Jesus Deus quem falava com Marta em verdade. Agora é Jesus Homem quem fala com Maria em humanidade.

Você precisa de Jesus porque ele é Deus Todo-Poderoso manifestado em verdade. Você precisa de Jesus porque ele é Homem, manifestado em graça. Nele graça e verdade se encontraram. Deus, em toda a sua perfeição, e Homem, capaz de entender seu sofrimento e chorar com você quando você chora. Isso sem perder um átomo sequer de sua divindade.

Nos próximos instantes o Verbo de Deus ressuscita o morto. O Jesus que chorou fez aquela família voltar a sorrir.

Siga-me nas redes sociais:



Creio que também gostará da mensagem Aprendam de Mim

1 Comentário

  1. […] Nos ajude Senhor. Amém e amém. Leia também a mensagem Jesus Chorou […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *