10 ideias do Marketing Digital para Igreja – Parte 1 - Pr. Marcio Junior

10 ideias do Marketing Digital para Igreja – Parte 1

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10 ideias do Marketing Digital para Igreja – Parte 1

Marketing digital para igreja

Aprenda nesse artigo como melhorar a comunicação através do Marketing digital para igreja

Marketing digital para igreja é realmente importante? Pare e pense comigo: quantas vezes você pesquisa alguma coisa no Google antes de visitar um lugar ou comprar algo?

Quantas vezes você já digitou os termos: O que é…? Como…? Quanto…? Endereço…? Antes de realização alguma ação.

O mundo digital não é mais um mundo paralelo ou algo distante de nós, assim como abordamos no artigo A importância do Marketing Religioso para as igrejas, as pessoas passam muito tempo conectadas, mais até do que interagindo na vida real.

Então, ao invés de apenas querer que as pessoas venham até a igreja em nossas reuniões semanais, por que não elaborar estratégias para ir até as pessoas onde elas mais estão dia após dia? Que é na internet!

O marketing digital tem ideias bem interessantes que podem ser aplicadas também às instituições sem fins lucrativos, como é o caso das igrejas. 

Hoje você vai conhecer 10 dessas ideias que você poderá aplicar agora mesmo em sua igreja e entender mais sobre o Marketing de Conteúdo.

Marketing de Conteúdo – O que ele não é!

O marketing de conteúdo surgiu em 2001 e tem ideias similares ao Inbound Marketing que surgiu em 2008, sendo ambos até confundidos muitas vezes. 

Mas sem nos atermos aos detalhes, o importante é saber que esse tipo de comunicação surgiu no viés contrário ideia do Outbound Marketing.

Vamos explicar!

No Outbound Marketing, também conhecido como marketing da interrupção, o foco estava em informar, persuadir e relembrar. Como, por exemplo, as propagandas que interrompiam os programas para passar suas mensagens e que na verdade 84% das pessoas mudam de canal nesse momento para não vê-las. 

No âmbito das igrejas podemos fazer uma alusão aos panfletos entregues na rua, que infelizmente muitas vezes são jogados no lixo, ou as pregações em transporte públicos que tantas vezes são desmerecidas.

Isso acontece porque tanto na propaganda da TV quando no ônibus e metrô, as pessoas não gostam de ser interrompidas. 

Não estamos aqui de forma alguma criticando os irmãos que usam essas práticas de evangelismo, pois sabemos que devemos ir por todo mundo e pregar o evangelho a toda criatura e cada um sabe a direção para cumprir o seu chamado.



Porém o  Outbound Marketing tanto para empresas quando para igrejas acaba afastando mais as pessoas do que as aproximando. 

E devemos ficar atentos para cumprir nosso chamado usando a sabedoria que vem do alto!

Marketing de Conteúdo – O que ele é!

Na contramão do Outbound Marketing surgiu o marketing de atração, que é um conteúdo que atrai, envolve e estimula a conexão. 

É muito melhor que a sua igreja esteja presente na internet e nos mecanismos de busca para as pessoas te encontrem do que ir ao encontro delas quando elas não estão dispostas ou prontas a recebê-los. 

E elas irão te encontrar, pois quando procurarem por ajuda, conhecimento, orientação, as técnicas te ajudarão a ser encontrados por grande parte das pessoas. 

  O conhecimento do mundo digital faz com que a sua igreja seja encontrada por pessoas de sua região e de fora dela. 

E, uma boa construção dos seus canais de comunicação farão com que a sua igreja esteja presente na memória das pessoas e seja lembrada por elas em momentos bons ou ruins. 

Para isso separamos 10 ideias que você precisa começar a praticar já!

IDEIA nº 1

Tenha uma Identidade Visual

A identidade visual da sua denominação traz a sua voz ao mundo, mostra como ela se posiciona e qual é a mensagem que carrega. 

Se quiser saber mais sobre como ou por que criar sua identidade visual, clique aqui nesse artigo. 

IDEIA nº 2

Crie conteúdos de valor

Você já sabe quais são as perguntas mais comuns feitas dentro e fora dos templos, então crie conteúdos que ajudem a sanar essas dúvidas. 

Muitos perguntam O cristão pode isso? O cristão deve aquilo? e, às vezes, para os mais maduros na fé podem parecer perguntas que não fazem sentido, mas elas são completamente genuínas e válidas. Esteja lá para responder. 



Sua igreja pode ter conteúdos para crianças, como histórias e atividades, vídeos para jovens que passam o tempo todo conectados, mensagens e orientações para famílias, dicas para o casamento e para solteiros. 

Existem várias vertentes que a sua igreja pode cobrir com conteúdos nas diversas mídias e muitos deles de forma gratuita!

O importante é que sejam conteúdos relevantes e direcionados ao público que os lê. 

Veja a continuação desse artigo 10 ideias do Marketing Digital para sua IGREJA – Parte 2

Pastor Márcio Júnior
Soli Deo Gloria

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1 Comentário

  1. […] Aqui está a continuação da nossa lista de ideias de Marketing Digital para sua igreja que podem ser aplicadas na sua congregação, se você não leu a primeira parte, clique aqui 10 ideias do marketing digital para sua igreja parte 1. […]

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