Como pregar para crianças - Com Pastor Marcio Junior

Como pregar para crianças

Enfrentando gigantes
Livro Grátis – Enfrentando Gigantes e Conquistando vitórias
1 de agosto de 2020
Elias
Livro Grátis – Usando a fé diante dos confrontos
8 de agosto de 2020

Como pregar para crianças

Criança adorando

Você quer saber como pregar para crianças?

Então, acompanhe essa leitura e descubra quais ações farão com que você consiga pregar para crianças de maneira mais eficiente.

Identifique a idade

Se você prega para crianças entre 3 e 5 anos:

Saiba que nessa idade:
As crianças já são capazes de entender uma conversa, encontrar significado nas letras das músicas, histórias e poesia.

Sua pronúncia e vocabulário melhoram e se esforçam para falar o que chama sua atenção.
Eles percebem as quantidades e são capazes de expressá-las em números, as habilidades motoras brutas e finas avançaram bastante, o que lhes permite tocar facilmente tudo o que tem a ver com pular, correr, arremessar e outras atividades.

O lápis de cera é uma excelente ferramente nessa idade, também substância manobrável e moldável, como massa de modelagem ou argila, que se tornam animais e objetos em suas mãos. Para crianças com idade inferior a essa o lápis de cera em formato oval é mais recomendável e seguro. Pequenos trechos de histórias da bíblia podem ser o alvo das artes das crianças.

Jogos com temática bíblica também são interessantes e ainda favorece a criança a fazer amizades das quais podem surgir divergências e afetos.

Aspectos a considerar:
Devemos tirar proveito de todas essas características para realizar um ensino eficaz, o objetivo é reconhecer e se relacionar com Deus.
Lembre-se de que tudo o que podemos ver ou sentir, o que conhecemos como criação, foi o testemunho que Deus deixou para toda a humanidade sobre sua existência.

Através do que Deus criou todos nós podemos conhecê-lo e também podemos ver seu poder. A criança sempre relaciona Deus com algo que viu se perguntarmos a uma criança, como é Deus? Como ela responderá?

Não devemos nos preocupar se a criança disser que Deus é uma pessoa, sua capacidade cognitiva nessa idade não dá para reconhecer conceitos abstratos. Ela certamente relacionará Deus com algo visível.

Faça Perguntas simples

Faça perguntas simples sobre a Bíblia, como: “O que aconteceu com Daniel na cova dos leões?”; depois peça às crianças que levantem as mãos para responder; Nem sempre as respostas serão corretas, até mesmo alguns adultos erram os relatos bíblicos, mas essa interação permitirá conduzir as crianças no conhecimento bíblico.

Versículo bíblico e tema

Inicie sua mensagem identificando um versículo bíblico que é o fio condutor da pregação e peça às crianças que acompanhem algum elemento chave da mensagem, repetindo, numerando, completando ou interagindo com o sermão. Isso ajudara na fixação do conteúdo proposto.

Escolha temas que estimulem as crianças, mas lembre-se, a pregação é uma mensagem de Deus, deixe ele falar com as criancinhas
Nesta idade, ha muito interesse em fazer amigos, temas como amizade, bondade, respeito e outros, são boas opções para a escolha da mensagem.

Prepare o esboço

Sim, parece algo avançado para uma pregação para crianças, mas o esboço nos ajuda a organizar as ações e idéias a serem realizadas no meio do ensino. Poucos tópicos já são suficientes pois nessa idade o tempo de atenção não é muito longo. Logo abaixo coloquei uma tabela com o tempo de concentração médio de cada idade.

Elementos que pode enriquecer um sermão para crianças:

  • Material audio visual
  • Músicas infantis
  • Perguntas
  • Dramatização
  • Jogos
  • Trabalhos manuais

Jogo das instruções divertidas – O cubo do louvor

Decore uma caixa quadrada. Cole as seguintes instruções em cada lado do cubo:

  1. Levante suas mãos e adore a Deus
  2. Bata palmas
  3. Pule com alegria
  4. Sussurre a música
  5. Grite a música
  6. Cumprimente seu amiguinho

Escolha uma música curta e conhecida pelas crianças e aplique a atividade jogando o culpo enquanto canta a música seguindo as instruções que aparecerem. Cante repetindo algumas vezes.

Pode pedir para uma criança que jogue o cubo do louvor. Diga às crianças que façam o que o cubo diz na primeira vez que cantam a música. Permita que outra criança jogue também e execute essa ação na segunda vez que cantar a música.

Continue fazendo isso para ensinar às crianças as diferentes maneiras pelas quais eles podem adorar o Senhor.

Lembre-se de participar com as crianças. Devemos exemplificar mais do que simplesmente ensiná-los. Quando as crianças vêem você adorando, elas começam a adorar também.

Tempo de concentração da criança por idade

IDADECONCENTRAÇÃO
1 ano3 a 5 minutos
2 anos4 a 10 minutos
3 anos6 a 15 minutos
4 anos8 a 20 minutos
5 anos10 a 25 minutos
6 anos12 a 30 minutos
7 anos14 a 35 minutos
8 anos16 a 40 minutos
9 anos18 a 45 minutos
10 anos20 a 50 minutos

E aí, gostou de aprender como pregar para crianças? Deixe seu comentário!

Você também vai gostar do artigo Como pregar para Jovens

Siga-me nas redes sociais:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *