Bem, sabemos que a fé é um dom que vem de Deus e não uma questão de publicidade, por isso mesmo muito se discute sobre o Marketing Religioso e a real importância de sua utilização para a propagação da fé cristã.
Mas se não devemos fazer da fé um mercado, então qual seria a necessidade de conhecer e aplicar estratégias de marketing no meio religioso?
A questão é polêmica! Mas isso acontece porque existem algumas instituições que se utilizam estratégias de persuasão para convencer e atrair fieis inadvertidamente.
E muitas vezes essas igrejas buscam mais público em números do que verdadeiros seguidores de Cristo, usando até de formas mirabolantes para que as pessoas permaneçam em seu meio.
Mas esse artigo não é voltado para esse tipo de propaganda! Marketing não é propaganda!
Aqui vamos apresentar como realmente as estratégias do Marketing Religioso podem beneficiar a consolidação das igrejas enquanto instituições sérias, respeitáveis e interessadas em fazer a obra de maneira regular e crescente.
Portanto, é importante entendermos que as bases da verdadeira fé cristã aqui são princípios inalteráveis e indiscutíveis.
Porém, entendemos que cada denominação transmite o evangelho de uma maneira diferente, mas quanto a isso está tudo bem! Pois assim é possível alcançar diferentes pessoas com formatos diversos e ainda assim transmitir a mesma mensagem, a Palavra verdadeira.
Podemos substituir esse termo por Comunicação Religiosa ou Eclesiástica, já que a ideia carrega o mesmo significado. Portanto é uma ferramenta de comunicação a mais para se conseguir uma relação de longo prazo com o público.
O termo engloba toda a comunicação de uma instituição religiosa com seu público interno e externo em todas mídias e formas de alcance.
Dentro dele estão:
É extremamente importante que a igreja esteja inserida nas mais diversas formas de comunicação, se posicionando e estando presente na vida da comunidade.
Atualmente é quase impossível atingir muitas pessoas ao mesmo tempo sem utilizar as ferramentas existentes no mundo contemporâneo, especialmente a internet.
Estamos no mundo mas não somos do mundo (Jo 15:19). Por isso, por estarmos inseridos aqui precisamos utilizar todas as formas edificantes de comunicar com as pessoas daqui.
A igreja ser separada não significa estar excluída, muito pelo contrário, precisamos estar cada vez mais inseridos para mostrar as pessoas o nosso estilo de vida, para sermos sal e luz não podemos nos esconder e o Marketing é a melhor forma de nos mostrarmos e posicionarmos.
As novas ferramentas disponíveis na internet ainda garantem uma maior facilidade de entrada: o custo é baixo e em muitas vezes é possível criar a marca da sua igreja e seus canais de comunicação de maneira totalmente gratuita. Então, o que está esperando?
Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus. (1Co 10:31)
Tudo aquilo que a igreja faz é feito para a glória de Deus, portanto devemos sempre buscar a excelência, as melhores ferramentas, a melhor forma de fazer.
Nosso Deus é um Deus de excelência, por isso o conhecimento das técnicas traz a possibilidade de maior número de pessoas sendo alcançadas pela mensagem do evangelho.
Hoje em dia quem está fora da internet faz apenas uma parte de todo o potencial disponível na rede, alcança poucos quando a Palavra poderia alcançar muitos e com excelência. A expansão do reino é primordial.
Por isso, estamos aqui para te auxiliar nessa jornada de consolidação da sua marca nas mídias online e offline.
Pastor Márcio Júnior
Acompanhe nosso blog e veja como é fácil iniciar a jornada digital da sua igreja e ministérios.
Até a próxima!
1 Comentário
[…] também o artigo sobre A Importância do Marketing Religioso para […]