Ester - O Cristao e o cuidado de Deus

Ester – Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

Deus intervem atraves de suas ações
Ester – Deus intervém através de suas ações
14 de fevereiro de 2021
Ester Testemunhando a Grandeza de Deus
Ester 9 – Testemunhando a grandeza de Deus – Tudo sobre a festa de Purim
20 de março de 2021

Ester – Deus Trabalha em Favor dos que Nele Confiam

Deus age em favor dos que o temem

A aflição é o solo fértil para o milagre.

Deus age em favor dos que o temem

ESTER = do persa sitarch, estrela.

Nome de uma linda donzela hebréia, filha de Abiail, da tribo de Benjamim, Et 2:15; comparar o v. 5 com o 7. O nome hebraico era Hadassah , que quer dizer mirto. Muito jovem ainda ficou órfão de pai e mãe; cresceu na cidade de Susa, capital da Pérsia,  foi educada ali por Mordecai, seu primo, que a adotou como filha. Assuero, rei da Pérsia, por unânime consenso identificado com Xerxes, no calor do vinho, mandou vir à sua presença a rainha Vasti, com o seu diadema na cabeça, para que todos admirassem a sua beleza. Ela recusou obedecer  à intimação do rei. Este, indignado contra a rainha, seguiu o conselho de seus cortesãos, que decretaram a sua reclusão e a perda da realeza, escolhendo-se entre as mais formosas donzelas, uma que a substituísse.

 ESTER 6  1 – Naquela mesma noite, fugiu o sono do rei; então mandou trazer o livro das memórias das crônicas, e se leram diante do rei.  2 – E, entrando Hamã, o rei lhe disse: Que se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada? Então Hamã disse no seu coração: De quem se agradará o rei para lhe fazer honra mais do que a mim?  3 – Pelo que disse Hamã ao rei: O homem de cuja honra o rei se agrada.  4 – Traga o vestido real de que o rei se costuma vestir, monte também o cavalo em que o rei costuma andar montado, e ponha-se lhe a coroa real na sua cabeça.

No sétimo ano do reinado de Assuero, foi a donzela Ester escolhida e instalada no palácio como rainha. Nesta ocasião ninguém sabia da sua origem judaica. A situação em que ela se achava era muito melindrosa. O ministro favorito de Assuero era Hamã. Cinco anos depois de haver Ester subido ao trono, Et 2:16; 3:7, Hamã, irritado pela conduta de Mordecai em não prestar-lhe obediência, planejou uma vingança cruel, consistindo na morte não somente de Mordecai, mas na matança de toda a população judaica espalhada por todo o império persa. Conseguiu ele a licença do rei, mediante uma peita de dez mil talentos, alegando ao mesmo tempo que o povo judeu praticava novas leis e que desprezava as ordenações do rei.

Procurou insuflar o ânimo da plebe para executar a matança, Et 2:5, até cap. 3:15. Mordecai animou Ester a interferir junto ao rei em favor de sua raça. O medo apoderou-se dela. A insistência de Mordecai levou-a a por em prática recursos de alto valor. Recorreu ao jejum e à oração e  arriscou a sua vida, comparecendo à presença do rei sem prévia licença. Com grande prudência e  fino tato, fez ver ao rei que a conspiração  contra os judeus atingia também o palácio do rei, e que ela mesma seria uma das vítimas; que se o edito da matança não pudesse ser revogado em tempo de evitá-la, se permitisse aos judeus a defesa de suas vidas e a ofensiva contra seus inimigos, o que tudo foi conseguido. Não se sabe quando e de que modo morreu a rainha Ester.

Se o Assuero é o mesmo Xerxes, como todos acreditam, Ester era uma das suas mulheres (cp. as mulheres do pai de Xerxes, Heródoto. 3:88; 7:2;  e também 2 Sm 3:2, 5; 11:26, 27; 1 Rs 1:11; 7:8; 11:3; Dn 5:2, 10, entre os quais uma se chamava Amestris, filha ou neta de Otanes, mulher de Xerxes no ano 470 A. C., décimo sétimo ou décimo oitavo ano de seu reinado (Heród. 9:109; comp. 7:61; Ctésias, Exc. Pers. 20). A rainha Vasti era esposa de Xerxes no terceiro ano de seu reinado, Et 1:3, 9, ano em que ele convocou uma grande assembléia para consultá-la sobre a conveniência de guerra contra os gregos (Heród. 7:7, 8). Ester já era rainha no décimo mês do sétimo ano, Et 2:16, 17,  ainda era rainha no décimo segundo ano, 3:7; 5:3.

Creio que você vai gostar também E-book Efeito Salvação

Até a próxima! Que Deus te abençoe.

Siga-me nas redes sociais:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *