5 Livros que todo cristão deveria ler! - Pastor Marcio Junior

5 Livros que todo cristão deveria ler!

Sermão
Migalhas
20 de agosto de 2019
O desenvolvimento da comunicação criativa nas igrejas
O desenvolvimento da comunicação criativa nas igrejas
20 de agosto de 2019

5 Livros que todo cristão deveria ler!

É obvio que não estamos contanto com a Bíblia nessa pequena lista de livros evangélicos. Portanto, vamos listar agora os 5 livros evangélicos que todo cristão deveria ler: 

Cristianismo Puro e Simples – C. S. Lewis

Separado em 4 partes (Livro I, Livro II, Livro III e Livro IV), Lewis apresenta tudo que é de mais essencial e profundo na cosmovisão cristã, sem perder “a graça” ou precisar que o leitor tenha cursado Filosofia ou Teologia. Poderia ser intitulado tranquilamente como “Cristianismo para Leigos” [for Dummies] ou “Por que ser Cristão é a melhor escolha”.

Começando pelos temas filosóficos mais essenciais e discussões comuns acerca da moralidade, do certo e errado, da existência de Deus e etc., Lewis caminha com o leitor ao longo do livro para temas cada vez mais elevados. É impressionante perceber, já no Livro IV, sobre a maneira magistral que se foi levado a considerar e refletir acerca dos temas ali apresentados. Estou me segurando para não revelar spoilers.

Como ex-ateu, Lewis consegue se identificar com as questões mais íntimas do leitor agnóstico e levá-lo a considerar o cristianismo como racional e plausível; como cristão, ele chama seus irmãos a, de uma vez por todas, entenderem o cristianismo, em sua essência, enquanto filosofia de vida, enquanto verdade e suas implicações práticas (e eternas!).

O Peregrino – John Bunhyn

Este livro traz o relato de um sonho, fictício, do autor John Bunyan. Ele conta a peregrinação do Cristão que saiu da cidade da Destruição, abandonando a família, amigos e emprego, para seguir em busca do Monte Sião, além dos acontecimentos durante o percurso até chegar ao destino, atravessando solo enfeitiçado, vale da sombra da morte e encontrando personagens como adulador, tagarela, entre outros. 

Durante o percurso, pode-se observar que Cristão, apesar das suas falhas, adversidades, e dos inimigos que objetivam desviá-lo do caminho, sempre recebe auxílio de alguém para lhe ajudar, em momentos de dificuldades e perigos, além de desfrutar da leal companhia de outros peregrinos como Fiel e Esperançoso que o incentivaram na caminhada. Pode-se perceber também, o crescimento do personagem por meio de suas aprendizagens após as falhas cometidas. Ele se torna assertivo e vigilante. 
Sob outra perspectiva, Bunyan relata a peregrinação de todos nós cristãos, que enfrentamos adversidades semelhantes até chegar à cidade celestial.

Uma vida com próposito – Rick Warren 

A obra busca em Cristo sentido à vida. Razão existencial pautada no que ensinou e registrou-se biblicamente. O livro é direcionado na percepção teológica e está organizado para um estudo em 40 dias. Esse número evoca ações ou conquistas valorosas nas histórias bíblicas, sendo o jejum e consagração de Jesus Cristo o exemplo mais conhecido.
Resolvi fazer a leitura na organização proposta, entendendo que todos tem a sua indagação e busca existencial.

O Evangelho maltrapilho

Brennan Manning, o aclamado filósofo e teólogo, escreveu este livro para pessoas aniquiladas, derrotadas e exauridas, que se acham indignas de receber o amor de Deus. Quem sabe, ignoradas pela comunidade de cristãos por não se encaixarem no perfil de super-homem ou de super mulher que lhes é constantemente exigido. Pessoas cansadas da espiritualidade superficial e consumista e que travam inúmeras batalhas interiores por não se sentirem parte de uma comunidade afetiva e acolhedora. É um livro para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho. 

Franco e provocador, Manning, em sua principal obra, convida seus leitores a depositarem sua esperança na amplitude da graça, capaz de alcançar pecadores e pobres em espírito, e de resgatar nossa dignidade original. No mínimo, você não ficará indiferente a ela. 

Um livro profundamente inspirador e impactante, que lhe conduzirá a um novo patamar em sua jornada espiritual.

A Cruz e o Punhal 

A Cruz e o Punhal – Conheça a história de David Wilkerson, jovem pastor de uma cidade pequena, que começou uma campanha solitária – e aparentemente condenada ao fracasso. Foi para o submundo de Nova Iorque para pregar o evangelho libertador às quadrilhas de jovens viciados em drogas, maus e violentos daquela cidade.

A princípio zombavam e ameaçavam. Mas, um dia, aconteceu o milagre desejado… líderes se ajoelhavam na rua para orar, enquanto seus amigos observavam quase não acreditando no que estava acontecendo…

A Cruz e o Punhal é a história comovente e emocionante do trabalho desse pastor no coração de uma das maiores metrópoles do mundo.

Lei também o artigo 5 passos para melhorar a comunicação da igreja

Pr. Márcio Júnior

Siga-me nas redes sociais:



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *