E comunicar-se com criatividade em um ambiente colaborativo é excepcional! A comunicação criativa nas igrejas é o tema abordado por esse artigo e certamente será uma benção para sua igreja.
Ninguém faz absolutamente nada sozinho. E na igreja essa verdade ganha ainda mais força porque fazemos parte do mesmo Corpo e cada um possui uma diferente função.
Para que a comunicação da sua igreja seja realizada de forma criativa é preciso desenvolver uma atmosfera de criatividade entre os membros e líderes de ministérios.
A criatividade vem de uma série de combinações de ideias que geram outras, geralmente melhores e mais eficientes. Desenvolver a criatividade na igreja vai além da comunicação do dia-a-dia.
Isso porque apenas comunicar-se sem o propósito te ter ideias diferentes e inovadoras pode gerar uma igreja monótona, sem vida, apenas que se arrasta e espera pela volta do Senhor sem realmente causar impacto em sua geração.
Já parou para pensar que se Deus é Vida e Ele habita em nós, então devemos conduzir nossas vidas e igrejas com esse gás da criação?
A criatividade é um gás fundamental na condução das atividades ministeriais, pois ela traz a dinâmica das atividades e tudo o que é realizado se torna mais bonito, colorido e cheio de ação.
Nosso Deus, Elohim, criador de todas as coisas, nos traz abundância de recursos e belíssimas paisagens que despertam todos os nossos sentidos e nos causam admiração.
Sendo nós imagem e semelhança desse Deus carregamos, em nosso DNA a habilidade de combinar ideias e criar.
Muitos pastores e líderes permanecem com o seguinte questionamento: Como alcançar mais pessoas para o Reino de Deus? Como realizar atividades que levem as pessoas a realmente se comprometerem com a obra? Como inovar sem se assemelhar ao mundo ou distorcer qualquer princípio?
A verdade é que se você está aqui nesse artigo é porque anseia pelo desenvolvimento e crescimento da sua igreja, não apenas em números ou em tamanho, mas também em qualidade.
Uma frase atribuída a Albert Einstein diz:
Se você não consegue explicar para um criança de seis anos é porque você mesmo não entendeu.
Usar as metáforas para explicar aquilo que você quer passar é uma das formas de desenvolver a sua criatividade e aguçar o instinto criativo das pessoas.
As metáforas alinhadas à identidade do seu ministério e o senso de propósito servirão de terra fértil para uma igreja mais consolidada.
Jesus ensinava por parábolas, que nada mais são do que metáforas – ideias que fazem alusão a outras.
Use e abuse das metáforas pois elas irão alcançar tanto os jovens quanto os velhos. Tanto os novos na igreja quanto os antigos.
Passar a mensagem da Palavra em diferentes maneiras e formatos é uma excelente maneira de começar a desenvolver a criatividade.
A missão foi dada pelo mestre: Ir e fazer discípulos por todo o mundo.
A igreja deve produzir um trabalho criativo e de excelência voltado a impactar e mudar vidas.
E as estratégias estão aí e são simples, porém muitas vezes não praticadas.
Somos o sal e a luz do mundo, sem criatividade e ousadia será difícil deixar nossas marca no mundo. Acredite e faça acontece!
E na sua igreja já tiveram ideias sensacionais?! Conte-nos como isso ajudou no crescimento do seu ministério!
Você também pode gostar do artigo Gestão Canva para ministérios
Até a próxima!
Pr. Márcio Júnior