Como criar uma rádio online para igreja - Pastor Marcio Junior

Como criar uma rádio online para igreja

Logotipo para igreja
Como criar o logotipo para Igreja de maneira gratuita
3 de setembro de 2019
Identidade visual para igreja
A importância da identidade visual para Igrejas
3 de setembro de 2019

Como criar uma rádio online para igreja

Design sem nome 21

A comunicação não para!

Em todos os momentos as pessoas desejam estar conectadas, informadas e as rádios ainda têm sua força e presença, especialmente as rádios online. 
Nesse artigo você irá aprender o que é necessário para criar uma rádio online para a sua igreja. 
O público cristão gosta de estar conectados com sua igreja no ambiente virtual e já que muitos não podem parar para assistir vídeos ou estar em frente à TV, optam por ouvir à web rádios enquanto trabalham, estudam ou em seus trajetos. 
Por isso, utilizar a ferramenta da rádio online é uma excelente estratégia de comunicação para o seu ministério. 



 

Por onde começar?


Para que uma rádio online esteja em pleno funcionamento existem alguns requisitos:

  • Computador
  • Internet com uma boa conexão 
  • Serviço de streaming para rádios (para transmissões ao vivo ou gravadas via auto DJ)
  • Microfone para fazer locução
  • Website para inserir o player, de preferência com domínio próprio registrado

Passo-a-passo na criação uma rádio online para igreja

1.    Escolha um nome para a sua rádio 

O que abordamos em Identidade Visual também entra aqui já que seus ouvintes terão contato com a sua plataforma e poderão facilmente memorizar e voltar para o seu site com frequência. Veja nesse artigo aqui mais sobre Identidade Visual para Igrejas. 

2.    Pesquise assuntos relacionados aos interesses do seu público-alvo 

Um bom microfone e um fone de ouvido são essenciais, mas não basta ter equipamentos de ponta. A pesquisa auxilia na criação da sua programação, auxiliando na criação de quadros que podem incluir: entrevistas, notícias, análise de conteúdos, músicas. O conteúdo é o segredo da audiência.

3.    Defina qual será a sua grade de programação

É importante ter constância e organização na programação da sua rádio, isso porque possivelmente os seus ouvintes voltarão em horários regulares e ter uma rotina de quadros ajuda na retenção da sua audiência. 

4.    Defina quais equipamentos irá utilizar 

Um bom microfone para captação do som e fone de ouvido são essenciais para a qualidade do som que vai chegar ao seu ouvinte. Se tiver várias pessoas fazendo o programa ao mesmo tempo talvez também precise de uma mesa de som para distribuir os equipamentos. Uma caixa de retorno também será muito útil.

5.    Escolha um software de edição de áudio

Você pode escolher entre programas pagos como o Adobe Audition ou gratuitos como o Audacity.

6 Contrate um servidor de streaming

Não se preocupe, esse serviço não é caro, é muito mais barato do que você imagina. É possível até encontrar esse serviço gratuito para transmissão para poucos ouvintes. a medida que a quantidade de ouvintes aumente o valor cobrado pelo servidor também pode aumentar. Estes servidores de streaming também dão suporte para você para facilitar a criação da web-rádio da sua igreja.

7    Escolha um aplicativo de stream para a transmissão 

O Ustream Producer é um aplicativo que pode ser baixado para o seu computador para realizar a transmissão. Você pode usar os serviços do Ustream.TV para realizar as transmissões. Existem outros como o Simplecast ou ainda o Spreaker. Escolha o de sua preferência. O servidor de streaming vai passar as informações necessárias para configurar esse programa.

8.     Tá no ar! 

Após gravar, editar, salvar e exportar para o formado .MP3 seu programa estará no ar, ou melhor, online. 



Podcasts também são uma opção!


Os podcasts são séries de arquivos de mídia que permitem que as pessoas sigam as novas postagens por meio do feed RSS. 
Podem ser vídeos, rádios digitais, PDFs, mas o mais comum são os arquivos de áudios. 
Funcionam como canais no youtube, voltados somente para áudios e na maioria das vezes acessados pelo iTunes ou a plataforma que você escolher. 
Dica extra: Prepare em torno de 10 podcasts para subir todos de uma vez no iTunes para que a plataforma dê mais relevância ao seu canal e sua audiência possa conhecer o seu conteúdo. 
As dicas que utilizamos para a criação da web rádio se aplicam aos podcasts em sua maioria. Além disso, por serem arquivos os podcasts podem ser baixados para o dispositivo do seu ouvinte a qualquer momento. 
A diferença entre a rádio online e web rádio basicamente está na interação. 
As rádios online podem ter tanto programação gravada quanto ao vivo e constante, o que pode permitir uma maior interação com o público, ao passo que um podcast pode entrar um conteúdo para ser acessado quando o usuário quiser. 
Cabe à liderança da igreja conhecer seu público, pessoas que estarão envolvidas nos projetos e suas disponibilidades para tocá-los. 

Simplifique! O importante é começar! 


Mantenha os processos simples para que fique fácil de administrar e conforme seu conhecimento e seu público vão crescendo vá migrando para novas tecnologias e plataformas. 
Foco no propósito primordial da rádio que é evangelizar e na qualidade ao se buscar melhorar a cada dia. 
O alcance das rádios online é impressionante e pela internet você ainda pode utilizar ferramentas do Marketing Digital para monitorar os seus ouvintes, saber por que canais eles chegam, de onde eles são e várias outras informações que vão te auxiliar a produzir o melhor conteúdo. 
Se a sua igreja já utiliza rádio online ou você deseja aprender mais, deixe aí nos comentários o que você achar interessante!

Até a próxima!

Pr. Márcio Júnior

Siga-me nas redes sociais:





3 Comments

  1. […] A comunicação audiovisual (rádios online e espaços […]

  2. […] sugerir o artigo que ensina como fazer uma rádio online para sua igreja, porquanto acredito que você tenha interesse por esse tema […]

  3. […] Creio que você vai gostar também do artigo como criar uma rádio online para sua igreja. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *