Quando Deus Chama... - Sermão do Pastor Marcio Junior

Quando Deus Chama…

O rei nasceu
O Rei nasceu
3 de setembro de 2019
Logotipo para igreja
Como criar o logotipo para Igreja de maneira gratuita
3 de setembro de 2019

Quando Deus Chama…

Quando Deus chama

Texto base para a mensagem – Quando Deus chama:

Ex: 3.13-14 “Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.”

Introdução

O nome de Deus “Eu Sou” derivado de YAVÉ ou Jeová. É o verbo ser nos três tempos, presente passado e futuro, também o verbo manifestar. Expressão hebraica que quer dizer, Deus presente e ativo, conota comunhão. O mesmo nome foi usado por Jesus em João 8:58.

Moises estava com 80 anos de idade, apascentando as ovelhas de Jetro, próximo ao monte Horebe (Sinai) lugar onde Deus disse que ele voltaria para adorar com todo o povo Ex3:12.



I – A origem do chamado:

Destacamos aqui quatro pontos sobre a origem do chamado divido, esses são os princípios para quando Deus chama alguém.

  • a ) A soberania de Deus em desejar compartilhar com o homem a sua obra:

    Isso mesmo, o chamado é soberano, muitas vezes não enxergamos as qualidades que imaginamos serem necessárias para fazer a obra de Deus em nós mesmos ou em outrem, mas mesmo assim, Deus comissiona. quando olhamos para os homens na bíblia percebemos muitas imperfeições, falhas e até pecados, mesmo assim eles foram chamados. A glória é sempre de Deus, se as pessoas fossem perfeitas poderiam reclamar para sim a honra pela obra realizada.
  • b ) A aflição do Povo de Deus (Ex. 3:7,9);

    O texto diz “tenho visto atentamente a aflição de meu povo” Deus não está alheio a nossa dor e necessidades, ele tem visto e está agindo em favor dos seus. Ele pode usar vários meios, nesse texto ele usou Moises, milagres e as pragas do Egito para libertar o povo, contudo, Deus age de muitas formas misteriosas portanto confie no Senhor pois ele tem visto atentamente a aflição do seu povo.
  • c ) A necessidade de manifestar a glória de Deus ( Ex.11:9; 14:4);

    As referências bíblicas desse tópico dizem que Deus Multiplicaria as suas maravilhas e também que seria glorificado em faraó e seu exercito. Fica claro que a glória de Deus é o objetivo final de todas as coisas. Como foi dito pelo apóstolo Paulo em Romanos 10:36 “Porque Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas”. Precisamos entender que a história é muito menos sobre nós e infinitamente mais sobre Ele.
  • d ) A fidelidade das promessas de Deus. (Gn. 48:21; Gn.50:24,25)

    Não podemos nos esquecer que alem de tudo que vimos até agora, tudo aconteceu por causa da fidelidade de Deus. O chamado de Moises não aconteceu apenas porque o povo estava aflito, ou para trazer juízo sobre os pecados do Egito e Canaã, ou ainda para que a Gloria de Deus fosse manifesta… Tudo aconteceu porque Deus é fiel, sim, ele fez uma promessa a Abraão, Isaque, Jacó, José e estava cumprindo o que prometeu através do chamado de Moises. A fidelidade de Deus moveu os exércitos, o coração de faraó, o coração de Moisés e do povo para cumprir aquilo que ele prometeu. As promessas registradas em Gn. 48:21; Gn.50:24,25 seriam cumpridas porque foi o Senhor que prometeu e Ele é fiel.

II – O perfil do homem chamado:

 Quais são as características de alguém chamado por Deus? Quando Deus chama, que tipo de pessoa responde a esse chamado?

A palavra Apostolo é igual a Missionário ou ENVIADO

  • a ) A pessoa certa para o lugar certo – 1Cor. 12:28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.
  • b ) O Sofredor – 2Tm. 2:3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
  • c ) Vaso de barro – Deus nos chama com todas as nossas falhas para que ele faça a sua obra em nós. Na nossa fraqueza enxergamos a força de Deus. 2 Co 4:7
  • d ) Ocupado. Moisés pastoreava as ovelhas do sogro (Deus não chama ociosos, exemplos de outros chamados. Pedro, Mateus, Davi, Eliseu, etc);
  • e ) “Incompetentes” – Aqueles que reconhecem que toda capacidade vem unicamente de Deus, ou seja, o chamado não se deve as nossas próprias competências e habilidades. Incompetentes por sermos chamados a uma tarefa humanamente impossível.

    Vamos analisar o caso de Moises, perceba quantas desculpas ele Deus e quantas limitações ele tinha que certamente seriam impeditivas para fazer a obra, mas quando Deus chama Ele se responsabiliza pelo chamado.
    • i. A 1ª desculpa de Moisés (Ex:3:11 “Quem sou eu para ir a Faraó? [Medo ou humildade?])
    • ii. Resposta de Deus:” Certamente eu serei contigo Ex 3:12”
    • iii. A 2ª desculpa de Moisés (Ex:3:13 “Que lhes direi?”)
    • iv. Resposta de Deus: “Diga que EU SOU me enviou a vós Ex:3:14” SL:81:10b; Mt 10:19.
    • v. A 3ª desculpa de Moisés (Ex:4:1   “Não me crerão”)
    • vi. Resposta de Deus: “O milagre da vara se transformando em cobra e da lepra na mão”  Rm:10:14
    • vii. A 4ª desculpa de Moisés (Ex:4:10 “ Eu não sou eloquente, sou pesado de língua”)
    • viii. Resposta de Deus: “Ex 4,12 Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.” Jr 1:9
    • ix. A 5ª desculpa de Moisés (Ex:4:13 “Ah, Senhor! envia, por mão daquele a quem tu hás de enviar.
    • x. Resposta de Deus: “Ex 4:14 Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem.”

Quando Deus chama Moises, fica claro quantas dificuldades e inseguranças haviam no seu coração, como ele era fraco, incapaz e inseguro. Mas Deus o escolheu, pela sua soberania e graça.

Até quando Deus chamará? Quantas vezes Deus precisa nos repetir?

III – A recompensa do chamado:

  • a ) Israel herdou a Terra Prometida
  • b ) Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, SEM DÚVIDA, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. SL:126:6
  • c ) Você herdará o céu. Cl. 3:24: Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. 

Referências Bíblicas:

Jô 8:58 Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.

Ex 3:12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.

Ex 3:7,9 Então disse o Senhor: Com efeito tenho visto a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheço os seus sofrimentos;

E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim; e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.

Ex:11:9 O SENHOR dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.

Ex:14:4: E eu endurecerei o coração de Faraó, para que os persiga, e serei glorificado em Faraó e em todo o seu exército, e saberão os egípcios que eu sou o SENHOR. E eles fizeram assim.

Gn:48:21 Depois disse Israel a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco, e vos fará tornar à terra de vossos pais. 

Gn:50:24,25 E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará, e vos fará subir desta terra à terra que jurou a Abraão, a Isaque e a Jacó.

E José fez jurar os filhos de Israel, dizendo: Certamente vos visitará Deus, e fareis transportar os meus ossos daqui.

1Cor:12:28 E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. 

2Tm:2:3 Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.

2Co 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte.

Ex 3:11 Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, para que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?

Ex 3:12 Respondeu-lhe Deus: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado do Egito o meu povo, servireis a Deus neste monte.

Ex 3:13 Então disse Moisés a Deus: Eis que quando eu for aos filhos de Israel, e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi?

Ex 3:14 Respondeu Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos olhos de Israel: EU SOU me enviou a vós.

SL:81:10 Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito; abre bem a tua boca, e ta encherei. 

Mt 10:19 Mas, quando vos entregarem, não cuideis de como, ou o que haveis de falar; porque naquela hora vos será dado o que haveis de dizer.

Ex 4:1 Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu.

Rm:10:14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? 

Ex 4:10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua.

Jr 1:9 Então estendeu o Senhor a mão, e tocou-me na boca; e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.

Ex 4:13 Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar.

Ex 4:14 Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração.

Sl 126:6  Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos. 

Col:3:24: Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis.



Pr. Márcio Júnior

Siga-me nas redes sociais:



2 Comments

  1. […] também a mensagem Quando Deus Chama e seja edificado pela […]

  2. […] Deus te abençoe. Talvez você também goste da mensagem Quando Deus Chama. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *