Sendo assim, continue a leitura e não caia em nenhum dos 7 erros que o pregador deve evitar.
Sair do contexto do texto lido pode ocorrer de
duas maneiras: Primeiro, mudar de assunto repentinamente e começar a falar de
outra coisa que o texto não diz e nem tem alguma ligação com ele. Segundo, continuar
falando do mesmo assunto lido mas, distanciar-se do dignificado real daquele
texto.
Se lemos um texto, mas não expressamos a intenção do autor, não estamos fazendo bom uso da Palavra de Deus e não estamos sendo fiéis ao que está escrito.
Dessa forma, pregador, nosso conselho é que, antes de escolher um verso, você leia o texto completo e, se possível, faça uma análise de tudo o que o autor quis dizer, para que você possa levar a igreja ao pleno conhecimento do tema.
As pessoas que ouvem você pregar a Bíblia acabarão percebendo se você realmente acredita no que está pregando e vive de acordo a Palavra ou não.
É difícil fingir paixão e convicção genuínas, especialmente em nossa época obcecada pela autenticidade.
Viva a Palavra que prega e sua mensagem terá autoridade e poder de Deus, caso contrário será vazia e apática, sem efeito trasnformador.
Temos que encontrar um equilíbrio entre quanto tempo pregar, devemos ter cuidado para não estender mais do que o necessário.
Assim, você deve se certificar muito bem de que o tempo disponível é suficiente para expor a mensagem, caso não seja, é necessário reduzir a mensagem ou se for possível, dividir em uma série de mensagens complementares com o mesmo tema.
Ser fiel à Palavra de Deus exige ser fiel ao contexto em que foi originalmente dado, procurando colocar você no lugar da leitura original para saber como eles foram desafiados e edificados por ela.
Isso implica ler cada passagem à luz de seu contexto histórico, cultural e literário. Tarefa que geralmente não é tão fácil ou atraente. Esse processo se chama hermenêutica, falaremos sobre esse ema em outro artigo. Pesquise por hermenêutica no nosso blog e veja os artigos relacionados.
E se você não vai pregar fielmente as Palavras, não deve esperar que o Espírito Santo abençoe seu ensino e o use para exaltar Cristo na vida das pessoas.
5. Praticar o erro
de dar ensinamentos muito profundos ou superficiais
Quando expomos a Bíblia, devemos evitar parecer um comentário teológico incompreensível para a
maioria das pessoas.
Estamos pregando para a igreja, não expondo uma tese de doutorado ou dando uma aula acadêmica.
O objetivo da pregação é que outras pessoas sejam edificadas e louvem a Deus. O outro extremo também é perigoso, pregar de forma tão superficial que não leva os ouvintes ao crescimento no conhecimento da palavra de Deus.
Não fale tão rápido que os ouvintes não compreendam o que é dito ou tão lentamente que fiquem desconfortáveis e distraídos.
Assim, você deve falar de maneira natural e conversacional, com firmesa, claresa e boa dicção.
Você deve dizer isso quando for realmente encerrar o assunto, ou se o sermão fizer parte de uma série e você continuará em outra ocasião, para não desesperar, provocar ansiedade ou causar impaciência aos fiéis, porque quando você não termina e se estende demais você produz isso.
E aí, gostou de saber alguns dos erros que todo pregador deve evitar? Deixe um comentário abaixo e ocasionais dúvidas que você tenha. Talvez você também goste do artigo Como fazer uma pregação bíblica verdadeiramente
Você também vai gostar do artigo a seguir Como fazer uma pregação verdadeiramente bíblica