7 erros que o pregador deve evitar - Pastor Marcio Junior

7 erros que o pregador deve evitar

pregando pela primeira vez
Tudo o que você precisa saber para pregar pela primeira vez
22 de novembro de 2019
Pregador Senior
O que é pregação expositiva?
7 de dezembro de 2019

7 erros que o pregador deve evitar

7 Erros que o pregador deve evitar

Neste post você descobrirá sobre 7 erros que o pregador deve evitar. Para tentar evitar esses erros que tal saber mais sobre eles?

Sendo assim, continue a leitura e não caia em nenhum dos 7 erros que o pregador deve evitar.

1. Sair do contexto do texto


Sair do contexto do texto lido pode ocorrer de duas maneiras: Primeiro, mudar de assunto repentinamente e começar a falar de outra coisa que o texto não diz e nem tem alguma ligação com ele. Segundo, continuar falando do mesmo assunto lido mas, distanciar-se do dignificado real daquele texto.

Aprenda a pregar

Se lemos um texto, mas não expressamos a intenção do autor, não estamos fazendo bom uso da Palavra de Deus e não estamos sendo fiéis ao que está escrito.

Dessa forma, pregador, nosso conselho é que, antes de escolher um verso, você leia o texto completo e, se possível, faça uma análise de tudo o que o autor quis dizer, para que você possa levar a igreja ao pleno conhecimento do tema.

2. Não viver de acordo com o que você ensina

As pessoas que ouvem você pregar a Bíblia acabarão percebendo se você realmente acredita no que está pregando e vive de acordo a Palavra ou não.

É difícil fingir paixão e convicção genuínas, especialmente em nossa época obcecada pela autenticidade.

Viva a Palavra que prega e sua mensagem terá autoridade e poder de Deus, caso contrário será vazia e apática, sem efeito trasnformador.

3. Não abuse do tempo.

Temos que encontrar um equilíbrio entre quanto tempo pregar, devemos ter cuidado para não estender mais do que o necessário.

Assim, você deve se certificar muito bem de que o tempo disponível é suficiente para expor a mensagem, caso não seja, é necessário reduzir a mensagem ou se for possível, dividir em uma série de mensagens complementares com o mesmo tema.

4. Não falar o significado do real do texto para o público

Ser fiel à Palavra de Deus exige ser fiel ao contexto em que foi originalmente dado, procurando colocar você no lugar da leitura original para saber como eles foram desafiados e edificados por ela.

Isso implica ler cada passagem à luz de seu contexto histórico, cultural e literário. Tarefa que geralmente não é tão fácil ou atraente. Esse processo se chama hermenêutica, falaremos sobre esse ema em outro artigo. Pesquise por hermenêutica no nosso blog e veja os artigos relacionados.

E se você não vai pregar fielmente as Palavras, não deve esperar que o Espírito Santo abençoe seu ensino e o use para exaltar Cristo na vida das pessoas.

5. Praticar o erro de dar ensinamentos muito profundos ou superficiais
Quando expomos a Bíblia, devemos evitar parecer um comentário teológico incompreensível para a maioria das pessoas.

Estamos pregando para a igreja, não expondo uma tese de doutorado ou dando uma aula acadêmica.

O objetivo da pregação é que outras pessoas sejam edificadas e louvem a Deus. O outro extremo também é perigoso, pregar de forma tão superficial que não leva os ouvintes ao crescimento no conhecimento da palavra de Deus.

6. Ficar atento à velocidade da sua fala

Não fale tão rápido que os ouvintes não compreendam o que é dito ou tão lentamente que fiquem desconfortáveis e distraídos.

Assim, você deve falar de maneira natural e conversacional, com firmesa, claresa e boa dicção.

7. Dizer que está terminando quando não está

Você deve dizer isso quando for realmente encerrar o assunto, ou se o sermão fizer parte de uma série e você continuará em outra ocasião, para não desesperar, provocar ansiedade ou causar impaciência aos fiéis, porque quando você não termina e se estende demais você produz isso.

E aí, gostou de saber alguns dos erros que todo pregador deve evitar? Deixe um comentário abaixo e ocasionais dúvidas que você tenha. Talvez você também goste do artigo Como fazer uma pregação bíblica verdadeiramente

Siga-me nas redes sociais:



Você também vai gostar do artigo a seguir Como fazer uma pregação verdadeiramente bíblica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *