Apóstolo Paulo - Livro grátis - Perseguido mas Não Derrotado - 3 pontos salientes da vida de Paulo

Apóstolo Paulo – Livro Grátis – Perseguido, mas não derrotado

Profeta Daniel - Livro Grátis
Profeta Daniel – Livro Grátis – Socorro em tempos de Crise
19 de setembro de 2020
E book A necessidade de restauração na alma
Corpo alma e espírito – Tricotomia – A Necessidade de Restauração na Alma
4 de outubro de 2020

Apóstolo Paulo – Livro Grátis – Perseguido, mas não derrotado

Apóstolo Paulo Perseguido mas não derrotado Livro Grátis

Estudo sobre o Apostolo Paulo

Paulo Perseguido mas não derrotado Livro Grátis

Apostolo PAULO – Em grego Paulos, derivado do latim Paulus, que quer dizer pequeno.

Nome do grande apóstolo dos gentios. O nome judaico anterior era Saulo; no hebreu Shaul, no grego, Saulos; assim denominado nos Atos dos Apóstolos, mesmo até depois da conversão de Sérgio Paulo, pro cônsul de Chipre, At 13: 9. Daqui em diante, só tem o nome de Paulo, que ele a si mesmo dá em todas as suas cartas.

Não é de estranhar que alguns pensem que tomou este nome do pro cônsul Sérgio. Isto, porém, não é de modo algum aceitável, tendo em vista o modo gentil pelo qual S. Lucas o apresenta, dando-lhe o nome de Paulo, quando começou a sua obra de apóstolo das gentes.

É mais provável que, acompanhando o costume de muitos judeus, At 1: 23; 12: 12; Cl 4: 11, e principalmente os judeus da dispersão, o apóstolo usasse de ambos os nomes. Havia nascido em Tarso, cidade principal da Cilicia, At 9: 11; 21: 39; 22: 3, e pertencia à tribo de Benjamim, Fp 3: 5.

Não se sabe como é que a sua família foi residir em Tarso. . Uma antiga tradição afirma que ele havia sido levado de Giscala em Galileia, pelos romanos, depois que tomaram este último lugar.

É possível, pois, que a família de Saulo em tempos anteriores, tivesse fixado residência em Tarso, com alguma das colonias que os reis da Síria estabeleceram ali (Ramsay, St. Paul the Traveler, p. 31) ou que tivesse imigrado voluntariamente, como faziam muitos judeus por motivos de ordem comercial.

Parece que S. Paulo tinha relações familiares de alto valor e de grande influência. Em Rm 16: 7, 11, manda saudar a três pessoas, seus parentes, das quais Andrônico e Júnias, que se haviam assinalado entre os apóstolos e que foram cristãos primeiro que ele.

Pela leitura de At 23: 16, sabe-se que “um filho de sua irmã” que provavelmente morava em Jerusalém com sua mãe, deu informações ao tribuno sobre a conspiração tramada contra a vida do apóstolo Paulo. Dá isto a entender que este moço pertencia a alguma das famílias importantes da cidade, o que parece confirmado pelo fato de Paulo haver presidido à morte de Estêvão.

É provável que já fosse membro do concílio, At 26: 10, pois que não tardou a receber comissão do sumo sacerdote para perseguir os cristãos, 9: 1, 2; 22: 5. Os seus dizeres na epístola aos filipenses 3: 4-7, autorizam-nos a crer que ocupava posição de grande influência que lhe dava margem para conseguir lucros e grandes honras. As suas relações de família não podiam ser obscuras.

Apesar de receber uma educação subordinada às tradições e às doutrinas da fé hebraica, e de ter pai fariseu, At 23: 6, ele era cidadão romano. Ignora-se por que meios havia alcançado este privilégio; teria sido por serviços prestados ao estado ou talvez por compra, e pode bem ser que o nome Paulo tenha alguma relação com o título de cidadão romano.

De qualquer modo que seja, dava-lhe grande importância na sequência de seu trabalho cristão, e serviu mais de uma vez para salvar-lhe a vida. Tarso era centro intelectual do oriente onde existia uma escola famosa e onde dominava a filosofia estoica. É possível que o apóstolo Paulo crescesse ali sob estas influências.

Seus pais, sendo como eram, fiéis à lei mosaica, o mandaram logo para Jerusalém para ser educado lá. À semelhança de outros rapazes da mesma raça, tinha de aprender um ofício, que, no seu caso, foi o de fazedor de tendas, das que se usavam nas viagens, 18: 3.

Como ele mesmo diz, 22: 3, foi educado em Jerusalém, para onde o mandaram, quando muito jovem. A educação consistia principalmente em fixar nele as tradições farisaicas. “Foi instruído conforme a verdade da lei de seus pais”, ibid.

Teve como preceptor, um dos mais sábios e notáveis rabinos daquele tempo, o grande Gamaliel, neto do ainda mais famoso Hilel. Foi este Gamaliel, cujo discurso se contém nos Atos dos Apóstolos 5: 34-39, que aconselhou o sanedrim a não tentar contra a vida dos apóstolos.

Este Gamaliel possuía alguma cousa estranha ao espírito farisaico, a qual se avizinhava da cultura grega. O seu discurso já referido, demonstra que ele não possuía o espírito intolerante e perseguidor, característico da seita dos fariseus. Celebrizou-se por seus vastos conhecimentos rabínicos.

A seus pés o jovem Saulo, vindo de Tarso, recebeu as lições sobre os ensinos do Antigo Testamento, porém já se vê, de acordo com as subtilezas e interpretações dos doutores que acenderam no espírito ardente do jovem discípulo, um zelo feroz para defender as tradições de seus antepassados.

Assim, pois, o futuro apóstolo tornou-se fariseu zeloso, disciplinado nas ideias religiosas e intelectuais de seu povo.  Por este modo, as suas qualidades pessoais, o seu preparo intelectual, e, talvez ainda, as relações de família, preparavam-lhe posição de destaque na sociedade judaica

Dicionário Davis

A defesa do Apóstolo Paulo baseia-se em sua vida e obra (2Co 11.16-12.11)

Passa agora o apóstolo a defender-se narrando outra vez as agruras pelas quais passou. Reconhece que o que vai fazer não é segundo o Senhor (17). Nisto, não vai de encontro a qualquer coisa fundamental, porém apenas não está de acordo com o procedimento costumeiro dos cristãos, os quais não andam se gabando.

De boa mente tolerais os insensatos (19). Possivelmente o apóstolo, com delicadeza, está sendo irônico neste versículo. Gente superior pode usar de um pouco de condescendência com os de baixa classe! Mas, diz ele no vers. 20, estais vendo o que esses falsos apóstolos vos fazem com o vosso consentimento.

O apóstolo Paulo está sugerindo, outra vez com ironia, que ele não ousara avançar tanto, e que os tais lançavam -lhe em rosto tamanha fraqueza. Então, prossegue comparando suas próprias qualificações, como apóstolo, com as dos outros mestres deles, ao narrar de novo suas experiências como ministro de Cristo.

Seu exemplo é um estímulo para todos quantos empreendem trabalho missionário. >2Co-11.23

Da narrativa apresentada nos Atos colhemos bastante informação que nos possibilita identificar alguns dos incidentes referidos nos vers. 23-27. Como fora de mim (23). O apóstolo considera esta espécie de argumento como tolice, inconveniente para um cristão; mas forçam-no a isto. A preocupação com todas as igrejas (28).

Os labores estupendos do apóstolo Paulo por Cristo estão indicados nesta frase. Era um obreiro infatigável, tanto fisicamente (viajava sempre) como mentalmente (escreveu numerosas epístolas) e espiritualmente.

Seu exemplo é um estímulo para todos quantos empreendem trabalho missionário. Nos vers. 32 e 33, alude à sua fuga emocionante de Damasco, narrada em #At 9.24-25. O apóstolo menciona Aretas (32) por nome. Este seria Aretas IV, rei dos Árabes Nabateus. É o único lugar onde se diz que ele também dominava sobre Damasco. A história secular não regista este fato.

F. Davidson

Além desse material do Apóstolo Paulo creio que você vai gostar também Profeta Daniel – Livro gratis – Socoor em Tempos de Crise

Até a próxima! Que Deus te abençoe e faça bom proveito do ebook sobre o apóstolo Paulo.

Siga-me nas redes sociais:



5 Comments

  1. […] Creio que você vai gostar também Apóstolo Paulo – Perseguido mas não derrotado – Livro Grátis […]

  2. […] Creio que você vai gostar também Apóstolo Paulo – Perseguido mas não derrotado – Livro Grátis […]

  3. […] Creio que você vai gostar também Apóstolo Paulo – Perseguido mas não derrotado – Livro Grátis […]

  4. […] Creio que você vai gostar também Apóstolo Paulo – Perseguido mas não derrotado – Livro Grátis […]

  5. […] Creio que você vai gostar também Apóstolo Paulo – Perseguido mas não derrotado – Livro Grátis […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *