
A importância do Marketing Religioso para as igrejas
29 de outubro de 2019
Como aplicar os conceitos do marketing digital na igreja
4 de novembro de 2019Essa expressão é interessante: planejamento estratégico para igrejas.
Dá até gosto de falar. Muitos dizem ter um planejamento estratégico para igrejas. Alguns são mais efetivos que outros e muitos nem planejamento são, sendo apenas um mero Cronograma de Atividades mensais, anuais, encontros, batismos, festas, acampamentos, etc.
Durante a caminhada do nosso ministério é extremamente importante ter esse famoso planejamento estratégico, que, definitivamente vai além de ideias soltas em alguns papeis.
Planejar vai muito além de imaginar como será, planejar não é prever!
Planejar é a arte da atenção, do detalhe, da cautela e da visão! Ou seja, É olhar pra frente com os pés no hoje.
Planejar o futuro da igreja requer primeiramente a direção do Espírito Santo e se deixar ser guiado pela FÉ que vem de Deus!
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Hebreus 11:1
Planejar diante de Deus é olhar para o hoje e para as ferramentas que se tem, traçar um plano de ação para o ponto que se quer chegar e confiar que com sabedoria, Ele trará o necessário para que Seu plano flua.
Jeovah Jireh, o Deus da nossa provisão!
Apesar de saber que a fé é o que nos move dia após dia, é inquestionável que os líderes devem ter sabedoria para traçar planos que estão no natural e sob a orientação de Deus, romper cadeias no mundo espiritual.
E uma ótima ferramenta de gestão bastante utilizada é o planejamento estratégico para igrejas. Com ela seu ministério tem tudo para crescer de maneira orgânica e saudável.
Para isso, é necessário…
Adquirir clareza!
O primeiro aspecto a se trabalhar para definir ou reestruturar um planejamento estratégico é destrinchar os detalhes de sua igreja e analisa-los com cautela.
É importante dispender boa dose de tempo de qualidade pensando, refletindo e estruturando todos aspectos que a sua igreja apresenta hoje ( o ponto A) e para onde sua igreja irá (o ponto B) de maneira mais detalhada e objetiva possível.
Pare por um instante e pense:
Onde sua igreja está agora?!
Você pode achar que é uma pergunta bem esquisita. Será que estou te questionando sobre o endereço físico de sua comunidade ou sobre a maturidade espiritual?
Onde sua igreja está agora?!
O ministério que você lidera, onde ele está? Para onde ele irá? Como irá? Isso é claro para você e as pessoas que fazem parte da sua igreja?
Ter clareza é um dos fatores mais importantes para o bom desenvolvimento da igreja.
Como muito se diz por aí: Pra quem não sabe aonde vai qualquer caminho serve!
Responsabilize-se!
Apesar de tudo estar nas mãos do SENHOR, Ele mesmo nos conferiu boa parte da responsabilidade e estamos suscetíveis aos mesmos desafios das instituições não-religiosas e pessoas no geral. Pois:
Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento. Eclesiastes 9:12

Análise SWOT (F.O.F.A)
No Brasil, conhecida como F.O.F.A., portanto (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) a expressão vem do inglês SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats).
Essa análise é amplamente utilizada no mundo da Administração e da Comunicação Social para compreender as FORÇAS, OPORTUNIDADES, FRAQUEZAS, E AMEAÇAS nas instituições.
Entenda cada etapa:
Fatores Internos: FORÇAS E FRAQUEZAS
Perguntas ideias para essa etapa:
- Quais são os pontos que a minha igreja tem de fortes?
- O que a igreja oferece para a comunidade em que estamos inseridos?
- Em que aspectos precisamos melhorar?
- Quais aspectos nos colocam em desvantagem?
- Quais atividades são eficientes e quais não?
- O que a comunidade recebe de valoroso com a presença da igreja?
Nesses dois pontos podem entrar: testemunho dos membros, a estrutura das família, as instalações do templo, a quantidade de líderes comprometidos, entre outros.
Fatores Externos: AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
- Quais condições externas podem alavancar ou prejudicar o desenvolvimento da igreja?
- Quais situações presentes ou futuras devem ser levadas em consideração hoje para as possíveis mudanças não gerem prejuízos à congregação?
- O que pode potencializar o crescimento da igreja?
- O que pode trazer risco à igreja?
Aqui entra a situação da sua cidade, do país, os eventos e tudo aquilo que possa interferir no funcionamento regular da igreja.
A análise SWOT trabalha com o cruzamento de todas essas informações.
Para atingir essa meta é necessário se aprofundar tanto nos problemas quanto nas possíveis soluções para que ela sirva de auxílio na construção do planejamento estratégico.
Faça metas de curto, médio e longo prazo
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem de Deus. – Provérbios 16:1
As metas de espaços de tempo diferenciados podem auxiliar a sua igreja a compreender e relembrar seus propósitos constantemente.
Afinal, fazendo ou não as atitudes necessárias para realizar o que foi proposto no planejamento, o tempo irá passar da mesma forma.
E é bem mais produtivo que se caminhe com a noção de pequenas missões cumpridas para que se alcancem objetivos maiores.
Não se esqueça do tripé: Missão, Visão e Valores!
Para que exista um alinhamento de perspectivas e expectativas é necessário que esses três itens não sejam apenas frases soltas, mas vivências dentro da igreja.
O propósito é a execução, é importante que haja unidade e engajamento dos líderes da igreja para que chegue a toda comunidade da igreja de forma verdadeira, empolgante e focada.
- MISSÃO – Qual é a razão da existência da sua igreja?
- VISÃO – Que igreja queremos ser no futuro?
- VALORES- Quais são os nossos princípios inegociáveis?
Não somente a etapa de elaboração dessas metas é necessária, mas sim etapas posteriores de acompanhamento¸ ajuste e reestruturação com o passar do tempo. Isso torna o planejamento estratégico para igrejas consistente.. Marcarça com.
Debaixo de oração e com o direcionamento do Espírito Santo e a unidade da equipe de liderança acreditamos que o seu planejamento estratégico pode ser simples, sem exageros, porém completo em sentido para aquilo que se propõe a realizar. Compartilhe conosco, quais desses aspectos sua comunidade precisa dar mais atenção e melhorar para crescer?!
Temos um artigo interessante sobre o Modelo Canva de gestão para igreja que pode ajudar bastante na organização de um planejamento. Acesse o link
Pastor Márcio Júnior






1 Comment
Sou pastor da Assembleia de Deus a pioneira em Macapá Amapá, e faço parte do GT do planejamento estratégico da igreja.
Gostaria de manter contato, e verificar a possibilidade do amado pastor vir em nossa cidade para realizar o trabalho do Planejamento Estratégico de 2023 com o Método de Swot